Por onde estudar?

O ideal é que a preparação seja por meio de livros ou bons materiais em pdf, vídeo-aulas ou cursinhos e um bom site para resolução de questões.

1.1 LIVROS

Apesar de mais caro, um bom material de leitura é muito importante para a absorção do conteúdo. Seguem sugestões de livros por matéria:

Direito Previdenciário:

Manual de Direito Previdenciário de Hugo Goes

Hoje está na décima edição e é o livro mais vendido de Direito Previdenciário do Brasil.


Curso Prático de Direito Previdenciário de Ivan Kertzman

Tem uma linguagem fácil e é objetivo. Hoje o livro está na décima terceira edição.


Direito Constitucional:

Resumo de Direito Constitucional Descomplicado de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino

O livro é bem didático e só fala realmente o que interessa. Para concursos de nível médio onde a matéria não será cobrada de forma tão aprofundada o resumo é o suficiente. Estudei por ele para o concurso do INSS. Hoje o livro está na nona edição.


Direito Constitucional Descomplicado de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino

Mais indicado para concursos de nível superior em que o programa de Direito Constitucional seja mais pesado. Está na décima quarta edição.


Direito Constitucional Esquematizado de Pedro Lenza

É o livro de Direito Constitucional mais vendido do Brasil. Está na décima nona edição.


Direito Administrativo:

Direito Administrativo Descomplicado de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino

O livro é bem didático. Hoje está na 23ª edição.

Direito Administrativo Facilitado de Cyonil Borges

É um livro novo, porém o autor tem um ótimo currículo. É Auditor Fiscal da Receita do Estado do Rio de Janeiro, colaborador do TEC Concursos, professor do Estratégia Concursos e Eu Vou Passar.


Direito Tributário:

Direito Tributário Esquematizado de Ricardo Alexandre

Livro excelente, atualmente está na nona edição.
Direito Penal:

Direito Penal Esquematizado de Cleber Masson

São três volumes, um para a parte geral do código penal e dois para a parte especial.


Manual de Direito Penal de Rogério Sanches Cunha

São dois volumes, um para a parte geral e um para a parte especial.


Direito Processual Penal:

Curso de Processo Penal de Fernando Capez

Atualmente está na vigésima segunda edição, o autor também tem livros de Direito Penal.


Português:

Nova Gramática da Língua Portuguesa Para Concursos de Rodrigo Bezerra

Estudei por esse autor para o concurso do INSS. Atualmente o livro está na 7ª edição.


Informática:

Informática Para Concursos – Teorias e Questões de João Antônio

Excelente livro, estudei por esse autor para o concurso do INSS. João Antônio é o dono do excelente site de vídeo aulas para concursos Eu Vou Passar.


1.2 EVPlayer

Novo projeto do João Antônio, o site disponibiliza livros digitais de excelentes autores a um preço muito mais “acessível” aos concurseiros. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.

1.3 MATERIAIS EM PDF

Os materiais em PDF são uma forma muito mais sofisticada das apostilas. O estudo por apostilas não é recomendado, pois, apesar de serem direcionadas ao concurso em que o estudante irá prestar, elas pecam em qualidade, é muito difícil achar no mercado uma apostila “decente”.

Já os materiais em PDF, pegaram a vantagem da apostila e corrigiram a sua desvantagem. Além de ser um produto direcionado ao concurso do estudante, também tem qualidade. Hoje existem sites especializados na produção desse tipo de material que contam com a colaboração de autores de peso, sendo a maioria esmagadora, servidores públicos aprovados em ótimas colocações nos concursos mais concorridos do Brasil.

Os melhores materiais nesse estilo são encontrados nos sites Ponto dos Concursos e Estratégia Concursos. A desvantagem é o preço. Todavia, se o candidato for comprar os livros de cada matéria do concurso o preço sairá mais ou menos a mesma coisa.

2. VÍDEO AULAS

A maior vantagem das vídeo aulas é a comodidade de poder assistir os melhores professores do Brasil sem precisar sair de casa, sem perder tempo com o deslocamento para o cursinho, além disso, você tem flexibilidade nos horários de estudos, pode pausar, voltar e assistir mais de uma vez a mesma aula.

Na minha preparação para o concurso do INSS estudei pelo site Eu Vou Passar, tem um preço bem em conta e ótimos professores. Você tem a vantagem de poder baixar as aulas e ficar com elas para sempre em seu computador, assistindo quantas vezes quiser. A desvantagem é que a maioria dos cursos não é específica para um concurso determinado.

Outro excelente site de vídeo aulas é A Casa do Concurseiro. Apesar de ter um valor mais caro e não poder baixar as aulas, tem como vantagem o fato de os cursos serem direcionados a um concurso específico e de ter os melhores professores do Brasil.

3. RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

“A prática sem a teoria é cega e a teoria sem a prática é paralítica”, então, é preciso praticar, não adianta só ler materiais teóricos, também é preciso colocar a mão na massa. E como é que se coloca a mão na massa quando o assunto é concurso público? Sem dúvida, resolvendo muitas questões, pois, é isso que você vai precisar fazer no dia da prova se quiser ser aprovado.

Durante a minha preparação para a prova um site de resolução de questões me ajudou bastante: Questões de Concurso. Lá você encontra incontáveis questões de concursos, podendo resolvê-las e até discuti-las com outros usuários. Você pode ser um aluno normal ou aluno vip. Para resolver, comentar e ter acesso as discussões você não precisa pagar nada, mas, se contribuir com o site você tem acesso a outros benefícios, como a possibilidade de ler os comentários de um professor sobre a questão, material de apoio e ver vídeo aulas.

Outro site muito bom de resolução de questões é o TEC Concursos. Lá você também pode resolver questões e ter acesso aos comentários dos professores, você pode comprar cursos específicos para um concurso, que só terão questões cujo edital do referido pleito contemple.

Outras dicas:

Também vale citar que, hoje em dia, com a “febre dos concursos públicos” e a conseqüente concorrência assustadora, estudar não é mais o bastante. Também é preciso estudar com qualidade. E foi percebendo isso que o professor William Douglas, conhecido como “guru dos concursos” escreveu o livro “Como Passar em Provas e Concursos” que veio para criar uma nova “matéria” que, apesar de não estar no seu edital, é muito útil para a sua aprovação, que é a forma como você deve estudar, como você pode otimizar seu tempo e seu cérebro para absorver todos os conteúdos que serão cobrados, como você deve se manter motivado durante um período tão longo de preparação. Então, para quem tiver tempo, também indico a leitura desse livro.


Por fim, deixo a vocês a dica que eu considero a mais importante: “Não se esforce para ter prazer, aprenda a ter prazer no esforço”. A preparação para o concurso é uma fase muito especial na vida da gente, é um período em que você tem a oportunidade de enriquecer intelectualmente e crescer como pessoa. Muita gente passa por essa fase carregando o mundo nas costas e, na hora da prova o resultado não poderia ser diferente: nervosismo e um branco total. Então, relaxem, curtam o momento, estudar para concurso não é um fardo, acredite, pode ser muito legal! E tirem da cabeça que vocês têm a obrigação de passar, pois vocês não têm obrigação nenhuma! A única obrigação que vocês podem se impor é estudar, é dar o seu melhor, com esse pensamento vocês conseguirão manter-se em paz e, podem ter certeza, o resultado virá! 

36 comentários:

  1. 👏👏👏👏👏👏 excelentes dicas! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Leon!!! em breve seremos colegas!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas Leon, obrigada!
    Você está estudando pra Receita agora?

    ResponderExcluir
  4. Oh Deus bom!!! Minha maior dificuldade RESOLUÇÃO DE QUESTÕES. Vídeo aulas,materiais teóricos e agora resumos. Concurseira iniciante é assim perdida. Agradeço pelas dicas TOPPP. Principalmente o site de resolução de questões : Questões de Concurso. Estava um pouco perdida sem saber como estudar questões. Obrigada mesmo!!!! Deus te abençoe cada dia +++++++.

    ResponderExcluir
  5. Não ter obrigação...
    Mas estudar!
    Amém. Assim seja.

    ResponderExcluir
  6. leon por qual material vc estudou raciocinio logico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estudei raciocínio lógico, só fiz umas questões umas semanas antes da prova. Mas vou pesquisar algum livro bom e coloco aqui.

      Excluir
    2. Pelo que vi, o melhor professor de Raciocínio Lógico, na opinião do pessoal, é Sérgio Carvalho. Mas não achei nenhum livro dele que possa ser usado para o concurso do INSS. Ele tem materiais em PDF no site Olá Amigos.

      Excluir
  7. Parabéns Leon. .. É muito bom ler palavras e dicas de quem já trilhou e obteve êxito nos mesmos caminhos que seguimos agora!

    ResponderExcluir
  8. Oi Leon.
    Eu comprei o material da casa do concurseiro, que já vem com as apostilas específicas de cada matéria.
    O único livro que comprei foi o de direito previdenciário, vc acha que só com as apostilas da casa dar certo, ou tenho que comprar os outros livros?
    Obrigada desde já pela sua atenção!
    Que Deus abençoe vc e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como são as apostilas da Casa do Concurseiro. Se forem mais aprofundadas devem ser o suficiente. Não indico só apostilas porque tem muitas por aí que eles só fazer dar um ctrl + c, ctrl + v nos textos de lei que caem no edital e pronto.

      Excluir
  9. Leon,vi q vc disse q n estudou raciocínio lógico. V c estudou informática? Administrativo foi pelo livro do VP e MA? Obg! Abraço. Jéssica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudei informática pelo livro do João Antônio. Direito Administrativo estudei pelo resumo de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino.

      Excluir
  10. Olá !!! Tenho o Manual de Direito Previdenciário - Hugo Goes , porém tenho a oitava edição !! Sei das mudanças na lei que tiveram nesse ano de 2015 !!! Minha pergunta é : ainda da para estudar pela edição que tenho ??? Desde já agradeço se puder me resonder e também parabenizo pelo site, sempre que posso passo por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislene, a oitava edição já está bem desatualizada em virtude da quantidade de mudanças que a legislação sofreu. No blog do meu pai ele disponibiliza as atualizações se você não quiser ou não puder comprar a décima edição.

      Abraços.

      Excluir
    2. Vou me atualizar por lá então !!! Desde já obrigada pela atenção !!! Abraços

      Excluir
    3. Oi Leon. Então posso comprar a décima edição sem precisar buscar nada para me atualizar? Ela já tá 100% atualizada? Obrigada! Deus abençoe!

      Excluir
    4. Oi Leon. Então posso comprar a décima edição sem precisar buscar nada para me atualizar? Ela já tá 100% atualizada? Obrigada! Deus abençoe!

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Na prova aplicada pelo Cespe em 2008 tinham algumas questões que aparentemente não constavam no edital, como atendimento ao público, entre outro. Como lidar com essas questões?

    ResponderExcluir
  13. Ganhei o livro de Direito Previdenciário de Ivan Kertzman. NÃO GOSTEI... Comprem o de Hugo Goes.

    ResponderExcluir
  14. Sou fã do trabalho do seu pai e agora conhecendo seu trabalho também me tornei sua fã. A família GOES está de parabéns pelo lindo exemplo de solidariedade, motivação e honestidade. me sinto lisonjeada em poder conhecê-los.

    ResponderExcluir
  15. Oi Leon, infelizmente vi suas dicas só agora. Recentemente comprei o curso para técnico do INSS do CERS. O que você acha sobre o curso preparatório deles? Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Alguém sabe me dizer onde sai mais barato comprar livros na livraria ou na internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na internet.. Faça uma pesquisa antes.. Eu geralmente comparo Livraria Concursar, Saraiva e Juspodivm.. Daí compro na livraria/editora que for mais vantajosa.. (Nota: Concursar demora um pouquinho, mas chega! rsrs meu livro do Hugo demorou 16 dias). É isso aí, espero ter ajudado. Bons estudos!

      Excluir
    2. Na internet.. Faça uma pesquisa antes.. Eu geralmente comparo Livraria Concursar, Saraiva e Juspodivm.. Daí compro na livraria/editora que for mais vantajosa.. (Nota: Concursar demora um pouquinho, mas chega! rsrs meu livro do Hugo demorou 16 dias). É isso aí, espero ter ajudado. Bons estudos!

      Excluir
  17. Léo, tenho uma dúvida, você acha necessário eu adquirir o Vade Mecum? A livraria concursar disponibilizou um Vade Mecum Impetus para OAB e Concursos de Carmem Becker e William Douglas

    ResponderExcluir
  18. Leon, as aulas do EVP do seu pai são as mesmas do Só INSS? Se não for, qual você me indica?

    ResponderExcluir
  19. Leon, acho que houve algum problema, pois já foi aprovado há um dia e ainda não recebo. Meu e-mail: biancajaqueline12@hotmail.com

    Sucesso.

    ResponderExcluir